sábado, 21 de novembro de 2009

O amor contagia...

Que tem a morte de errado?
Por que temos esse medo mortal?
Por que nao tratamos a morte com humanidade, dignidade, decencia e ateh com humor?
A morte nao eh o inimigo.
Se quiserem enfrentar um mal, enfrentem o mal da indiferenca.
Ouvi predilecoes sobre "transferencia", "distancia profissional".
A transferencia eh inevitavel. Todo ser humano causa impacto nos outros.
Por que evitar a relacao entre medico e paciente?
Sei o que ensinam e acredito que esta errado.
A missao de um medico deve ser nao soh evitar a morte, mas melhorar a qualidade de vida.
Tratando o mal, se ganha ou se perde.
Tratando a pessoa, eu garanto, vao ganhar, independentemente do desfecho.
A sala esta cheia de estudantes de medicina.
Nao se deixem anestesiar pelo milagre da vida.
Sempre se extasiem pela gloria do corpo humano.
Concentrem-se nisso, nao em procurar notas que nao indicam o tipo de medicos que serao.
Nao esperem demais para recuperar a humanidade.
Aprendam a entrevistar. A falar com estranhos.
Com amigos, com "enganos", com todos!
Cultivem amizades com essas pessoas incriveis, as enfermeiras.
Elas cuidam de pessoas dia apos dia.
Tem muito a ensinar, bem como os professores que nao tem o coracao gelado.
Aprendam a ter compaixao.
Quero ser medico de todo meu coracao.
Queria ser medico para ajudar os outros.
Por causa disso, perdi tudo.
Mas tambem ganhei tudo.
Compartilhei das vidas de pacientes e do pessoal do hospital.
Rimos e choramos juntos.
Quero dedicar a vida a isso.
E hoje, seja qual for sua decidao, eu juro por Deus que chegarei a ser o melhor medico que o mundo ja viu.
Podem impedir que eu me forme.
Podem me negar o titulo e o avental branco.
Mas nao podem dominar meu espirito nem evitar que aprenda.
Nao podem me impedir de estudar.
Portanto, tem uma escolha. Podem me ter como um colega apaixonado. Ou como um intruso, mas ainda inquebrantavel.
Seja como for, ainda serei um espinho.
Mas prometo, vou ser um espinho que nao podem arrancar.

-"Is that all?"

-"I hope not, sir."

por Hunter "Patch" Adams,
em "Patch Adams - O amor eh contagioso", 1998

Post com uma singelissima e sincera dedicacao a Marion Bianca! =]
Espero que essa paixao e esse amor pelo que se faz contagie o seu ser como o de todos que te cercam e dos outro humanos.
That's all, for now.

2 comentários:

  1. [A missao de um medico deve ser nao soh evitar a morte, mas melhorar a qualidade de vida... Aprendam a ter compaixao.]

    Hunter Adams foi uma pessoa incrível!
    E conseguiu passar, pelo menos pra mim, quais são os verdadeiros valores da medicina.
    E de toda a doação que deve haver, e toda a estreita relação que deve existir com o paciente. Não uma relação de provedor e cliente. Mas uma relação de cumplicidade e colaboração.

    Extremamente legítima o sentimento e a vocação do Patch ^^

    ResponderExcluir